Publicada por
David Da IM
à(s)
16:03
quinta-feira, 21 de janeiro de 2010
Luís Figo vai voltar aos relvados. Considerado o melhor jogador do Mundo em 2001 e actualmente dirigente desportivo do Inter de Milão, o craque alinhará pela equipa de Zidane no Jogo Contra a Pobreza marcado para a próxima segunda-feira, dia 25 de Janeiro de 2010, no Estádio da Luz. Participarão também neste jogo outros jogadores conhecidos, como por exemplo: Micoli, Valdo, Rui Costa, Nuno Gomes, Karagounis, Katsouranis, Nedved, Hierro, Davids, Hagi, Barthez, entre outros... Este jogo realizar-se-á com o objectivo de ajudar as Nações Unidas e a Fundação Benfica a maximizar as receitas a fim de dar uma maior contribuição para minorar o sofrimento da população do Haiti.
O filme “AVATAR” leva-nos para um mundo fantástico, além da imaginação, onde um herói embarca numa jornada de redenção, de descobertas e de amor inesperado, ao liderar uma batalha heróica para salvar uma civilização extraterrestre: os Na'vi . Nesse mundo paralelo, o herói é Jake, um ex-fuzileiro naval paraplégico enviado a um planeta chamado Pandora. Lá, além da riqueza em biodiversidade, existe também a raça humanóide Na'vi, com a sua própria língua e cultura, que entra em guerra com os humanos, uma vez que estes pretendem destruir o seu mundo única e simplesmente para lhes roubar um mineral bastante valioso que se encontro sob o solo daquele planeta. O papel de Jake seria o de se integrar naquela sociedade, fazer com que os Na'vi confiassem nele, com o intuito de recolher informações que facilitassem a invasão dos humanos. No entanto, o contacto com este povo deixa-o deslumbrado com aquele modo de vida, acabando por se aliar a eles na luta contra a ganância dos invasores terrestres.
Um filme bastante interessante, que nos faz pensar nos perigos da ambição. No ano internacional da biodiversidade, eis um filme a não perder!
Publicada por
joaoq
à(s)
21:45
quinta-feira, 14 de janeiro de 2010
Este clássico retrata a história de Regan Teresa MacNeilm, uma criança adorável e extrovertida que, do dia para a noite, muda drasticamente o seu comportamento. A mãe é a testemunha destes fenómenos bizarros que envolvem a sua filha, fenómenos inexplicáveis para comunidade científica, médica e psicológica. Até que um dia, alguém sugere à mãe da criança um exorcismo- A partir daí, tudo faz sentido: Regan está possuída por algo maléfico que diz ser o próprio Diabo. O Exorcista é um filme de 1973, do género de terror, realizado por William Friedkin, com base num livro seu. O filme aborda a possessão demoníaca de uma rapariga de 12 anos pelo demónio Pazuzu.
Elenco:
Ellen Burstyn- Chris MacNeil Max Von Sydow-Padre Merrin Lee J. Cobb-Tenente Kinderman Kitty Winn-Sharon Spencer Jack MacGowran-Burke Dennings Jason Miller-Padre Damien Karras Linda Blair- Regan MacNeil Reverendo William O'Malley-Padre Dyer Barton Heyman-Dr. Klein Peter Masterson-Barringer Rudolf Schündler- Karl Gina Petrushka-Willi Robert Symonds-Dr. Taney Thomas Birmingham-Reitor da Universidade Mercedes McCambridge-demónio
Prémios:
O filme foi nomeado para dez “Óscares”, tendo ganho dois: o de melhor argumento adaptado e o de melhor som. Ganhou também quatro globos de ouro nas categorias de melhor actriz de drama, com a actriz Ellen Burstyn; melhor actor coadjuvante, com o actor Max Sydow; e o globo de maior revelação feminina, atribuído à actriz principal, Linda Blair.
Curiosidades:
Este filme foi o primeiro filme de terror a ser nomeado para um “Óscar” de melhor filme.
Para a história dos filmes de terror, fica. os momentos mais altos do filme, por exemplo: - A volta de 360 graus da cabeça de Regan; - As auto-mutilações de Regan com um crucifixo; - Os vómitos de cor esverdeada e a voz do demónio Papazu.
A maior curiosidade de todas: Durante as filmagens, 9 pessoas da produção morreram misteriosamente. O actor Jack MacGowran, que interpretava o director Burke Dennings, morreu dois dias após as gravações do filme.
Este filme é um clássico quando se fala em filmes de terror.
A Saga:
O Exorcista 2, de 1977; O Exorcista 3. de 1990; O Exorcista – O início, de 2004, que saiu da parte de terror e foi em busca do drama.
Lionel Messi, jogador do Barcelona, é conhecido pela sua habilidade enquanto jogador de futebol. Em 2009, foi considerado o melhor jogador do mundo pela FIFA, sendo-lhe atribuído o prémio, a nível individual, mais cobiçado em todo o mundo, atribuído no ano passado a Cristiano Ronaldo.
Depois de um grave acidente,na sequência de um atentado supostamente ligado às Forças de Libertação do Estado de Cabinda (FLEC), a selecção do Togo não vai continuar na CAN - Taça das Nações Africanas, que decorre em Angola.
O Ministro da Administração Territorial do Togo deu indicação à comitiva do seu país em Angola para regressar a casa, depois do autocarro da equipa ter sido atingido com tiros de metralhadoras à chegada a Angola, o que resultou na morte, até ao momento, de dois elementos da comitiva, o treinador adjunto e um jornalista. Apesar do governo de Angola ter garantido toda a segurança para as várias comitivas africanas que participam na CAN, o governo de Lomé não voltou atrás na sua decisão e a selecção do Togo já regressou ao seu país.
Um sismo, na noite de terça-feira, (dia 12 de Janeiro), abalou a região do Haiti, deixando a sua capital Port-au-Prince completamente destruída.
Este sismo, de magnitude 7,3 na escala de Richter, afectou cerca de três milhões de pessoas, tirando-lhes as suas habitações, edifícios públicos e familiares.
As previsões têm vindo a apontar para mais de 50 mil mortos e 250 mim feridos.
A recuperação do país pode demorar imenso tempo, pois as placas tectónicas Norte-Americana e das Caraíbas ainda não estabilizaram. A par desta situação, as principais infraestrurturas do país ficaram completamente destruídas, incluindo os hospitais. Entretanto, a ajuda internacional tem chegado em força ao país, mas, mesmo assim, não parece ser suficiente. Neste momento, estima-se que estejam no Haiti equipas de salvamento, equipas médicas, soldados e outras organizações de ajuda vindas de todos os cantos do mundo. No entanto, perante o desespero da população sobrevivente, há quem queira ajudar e não possa, pois algumas pessoas desesperadas têm pilhado os alimentos que se destinam à distribuição pela população.
Nas ruas do Haiti, amontoam-se milhares de cadáveres e de pessoas desalojadas. Todas as ajudas serão bem-vindas, pois muito há ainda para fazer no sentido de ajudar este país, o mais pobre do hemisfério norte, a renascer dos escombros.
Importa ainda salientar que, mesmo antes deste desastre natural, cerca de 80% da população do Haiti vivia na miséria absoluta e os restante 20% pretencem à classe alta, não existindo classe média. Cerca de 60% da população não tem emprego. Para além disso, a madeira consiste no principal combustível do país, motivo pelo qual se tem procedido a uma contínua desflorestação do território haitiano, o que explica a infertilidade dos solos e a devastação provocada pelas catástrofes naturais que têm assolado aquele país. Trata-se, portanto, de um país que vai necessitar e muito da ajuda internacional para poder iniciar a sua reconstrução de uma forma sustentada.
Neste espaço, podem obter informações claras, simples e objectivas da vida do Colégio São Martinho (Coimbra).
Um dos nossos objectivos é dar a conhecer as actividades "em cena" no Colégio, mas sem demasiados detalhes e informações redundantes, ou seja, "sem cenas".
O outro objectivo que norteia o nosso trabalho jornalístico é o espírito crítico em relação ao que nos rodeia. Sem grandes "cenas" detalhadas e pormenorizadas, deixamos aqui também o nosso olhar jornalístico sobre vários temas, quer a nível político, cultural, desportivo, social... quer a nível local, nacional e mesmo internacional.
Os jornalistas:
Daniela Maurício
Mariana Afonso
Mónica Bastos (chefe de redacção)
Rui Caceiro (edição de imagem)
Linhas Editoriais:
O nosso blogue organiza-se em torno de quatro linhas editoriais:
Nesta rubrica, podem encontrar notícias sobre eventos culturais do nosso Colégio, tais como comemorações de datas festivas, participações de alunos em espectáculos teatrais ou musicais, visitas de estudo... Como poderão constatar, o nosso Colégio tem uma vida cultural muito intensa!
Para além disso, tentaremos dar conta dos eventos culturais mais importantes que terão lugar no país em geral, e em Coimbra em particular.
Esta é a rubrica onde podem encontrar todas as notícias sobre as competições desportivas do nosso Colégio e não só. Os nossos jornalistas desportivos dão semanalmente informações sobre o mundo do desporto, sempre com um olhar crítico e imparcial.
E porque não nos queremos limitar a olhar para o Colégio... E porque acreditamos que para nos tornarmos cidadãos activos e conscientes, devemos olhar à nossa volta... ... nesta rubrica, apresentamos mensalmente um acontecimento extra-colégio que consideramos importante e marcante. Vão já espreitar o que elegemos para este mês!
Se querem estar a par das últimas novidades, não podem perder esta rubrica. Os nossos jornalistas apresentarão frequentemente sugestões a vários níveis: leitura, cinema, música, jogos...
Nesta rubrica, poderão encontrar outros textos interessantes, que não se inserem em nenhuma das outras linhas editoriais.