Prémios Nobel

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Os Prémios Nobel foram criados por Alfred Nobel (1833 - 1896), inventor da dinamite e detentor de um grande império industrial.
Após a sua morte, Alfred Nobel deixou uma imensa fortuna destinada a criar uma fundação que deveria financiar anualmente cinco grandes prémios internacionais, quatro dos quais se destinavam a premiar individualidades que se tivessem destacado na Física, na Química, na Medicina e na Literatura e um para quem mais fomentasse a paz e a amizade entre as nações. Assim, em Junho de 1900 foi criada a Fundação Nobel, que ainda hoje existe, e os referidos prémios.
Os prémios são atribuídos a pessoas que fazem investigação e descobertas, que criaram técnicas inovadoras ou que deram contribuições de destaque para o desenvolvimento da sociedade, podendo ser repartidos pelo máximo de 3 pessoas por cada categoria. Podem existir anos em que os prémios não são entregues, o que ocorre mais frequentemente no caso do Prémio Nobel da Paz.
Em 1969, foi criada uma nova categoria para os prémios Nobel: Ciências Económicas.
Os prémios são entregues todos os anos no dia da morte de Alfred Nobel, a 10 de Dezembro, em Oslo (Noruega) e em Estocolmo (Suécia).

0 comentários: